Acervo

 
   O acervo contém algumas das obras mais importantes, raras e emblemáticas da História da Arte, de artistas como Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, Rembrandt, Jan Van Eyck, Rubens, Vermeer, Thomas Gainsborough, Turner, Renoir, Monet, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Gauguin, Degas, Manet, Berth Morisot e Picasso. Vale destacar também a monumentalidade do edifício e a conservação das peças.

     A colecção actual do museu inclui centenas de desenhos, gravuras e pinturas, muitos deles de extrema importância, como é o caso de O Casal Almofini, de Jan Van Eyck e da A Virgem das Rochas, de Leonardo da Vinci.

    A maior parte do acervo provém de aquisições estatais ou de doações relevantes. Grande parte provém da Europa Ocidental, existindo apenas alguns trabalhos oriundos do Leste europeu.

 

Algumas das principais obras:

 
 
 
"Vênus e Marte", cerca de 1485 - Sandro Botticelli
técnica: Têmpera e óleo s/ madeira de álamo
Dimensões: 69,2 x 173,4 cm
 
      O episódio é conhecido: a beleza e o fascínio de Vênus vencem Marte, orgulhoso deus da guerra. Enquanto este se abandona ao sono sátiros e cupidos troçam dele, apoderando-se de suas armas: o poder do amor vence a violência e a guerra.
 
 
 
"Vênus ao Espelho", 1647-1651 - Diego Velázques
Técnica: Óleo s/ Tela
Dimensões: 122,5 x 177 cm
 
     O único nu que sobreviveu da produção pictórica de Velázquez retrata provavelmente a sua amante, de vinte anos, durante a segunda estada do artista em Roma, de 1649 a 1651, em cuja data se pensa ter sido pintada a tela.
 
 
 
"Banhistas em Asnières", 1884 - Georges Seurat
Técnica: Óleo s/ Tela
Dimensões: 201 x 300 cm
 
     Seurat utiliza a nova técnica do pontilhismo (decomposição da luz e da cor em infinitos pontos encostados sem se fundirem) e neste trabalho apresenta um grupo de rapazes tomando banho no rio Sena e é a primeira prova do gosto pela pintura monumental que exibirá em várias outras composições.
 
 
 
"Madame Moitessier", 1856 - Ingres
Técnica: Óleo s/ Tela
Dimensões: 120 x 92 cm
 
     Retrato da senhora Inès de Foucauld, feito a pedido de seu marido o banqueiro Moitessier. A senhora Inès tinha vinte e três anos quando Ingres iniciou este suntuoso retrato. Terminou-o doze anos depois, quando a senhora tinha trinta e cinco e ele já chegara aos setenta e três anos.
 
 
 
"Bacanal Diante de Uma Estátua de Pã", 1630-1634 - Nicolas Poussin
Técnica: Óleo s/ Tela
Dimensões: 100 x 143 cm
 
     Poussin apresenta nesta obra elementos estudados durante sua residência em Roma, a partir de 1624, principalmente no que se refere à estatuária antiga e compõe um trabalho rico em movimento e elementos cromáticos e decorativos.
 
 
 
 
"A Ceia de Emaús", 1601 - Caravaggio
Técnica: Óleo s/ Tela
Dimensões: 141 x 196,2 cm
 
     A tela demonstra grande teatralidade nos gestos exagerados e demonstrativos da enorme surpresa dos discípulos no instante em que reconhecem Cristo, jovem e imberbe, que abençoa o pão. É um dos trabalhos que inaugura uma série de temas cristológicos na obra do artista.
 
 
 
 
"O Casal Arnolfini", 1434 - Jan van Eyck
Técnica: Óleo s/ madeira de carvalho
Dimensões: 81,8 x 59,7 cm
 
     Giovanni Arnolfini era um comerciante de Lucca que passou grande parte da vida em Bruges e desposou a filha de outro comerciante de Lucca, estabelecido em Paris. O casa de abastados burgueses está aqui retratado possivelmente no momento do pedido de casamento. O artista se retrata no espelho convexo da parede do fundo como se participasse do acontecimento  e colocando o observador no ponto que foi o seu no espaço exterior.
 
 
 
 
 
"Os Guarda-Chuvas", cerca de 1881-1886 - Pierre Auguste Renoir
Técnica: óleo s/ Tela
Dimensões: 180,3 x 114,9 cm
 
     Renoir retoma uma pintura mais livre e feliz demonstrada nos doces sorrisos femininos e infantis, na ternura rosada das carnações, nos penteados vaporosos e, naturalmente, na palpitação de vida cotidiana e contemporânea.
 
 
 
 
 
"As Grandes Banhistas", 1900-1906 - Paul Cézanne
Técnica: Óleo s/ Tela
Dimensões: 127,2 x 196,1 cm
 
     Um dos últimos trabalhos de Cézanne. A composição dos nus, quase grosseira e privada de delicadeza, indica o afastamento do artista do impressionismo e demonstra o seu posicionamento como verdadeiro pai da nova pintura do século XX.
 
 
 
 
"Cristo Expulsando os Mercadores do Templo", cerca de 1600 - El Greco
Técnica: Óleo s/ Tela
Dimensões: 106,3 x 129,7 cm
 
     Existem inúmeras versões dete tema, quatro das quais retratadas no inventário de bens do artista. O episódio evangélico é tratado como a antecipação do Juizo Universal: Cristo, com gesto decidido, separa os condenados, à esquerda, dos eleitos, à direita.