Museu de Arte Moderna de Nova York - MoMA

 

      O Museum of Modern Art, mais conhecido como MoMA, é um fantástico museu de seis andares na cidade de Nova York (EUA), considerado um dos mais importantes, influentes e com o maior acervo de arte moderna do mundo, abrigando mais de 150 mil trabalhos, entre pinturas, esculturas e fotografias, além de uma ampla retrospectiva sobre design. 

 

    

 

    

HISTÓRIA

 

 

     O MoMA foi fundado em 1929, ano de várias incertezas e tensões mundiais, pelo grupo de mecenas de Lillie P. Bliss,Cornelius J.SullivanJohn D. Rockefeller II, os quais desejavam criar um espaço artístico onde pudesse haver um diálogo entre os artistas da vanguarda da época, as novas produções artísticas em voga e o grande público. Mesmo sob a perspectiva de um ano de grave crise mundial que culminou com a eclosão da II Grande Guerra, o MoMa (Museum of Modern Art) em pouco mais de dez anos, conquistou os artistas não só pela proposta inovadora ao instalar-se em um prédio com novas noções arquitetônicas, como também a intenção de dedicar-se ao acolhimento dessas novas tendências e divulgá-las ao grande público novaiorquino.

          Localizado em Midtown -11 West 53 Street– região central de Manhattan – o museu à época de sua abertura possuía apenas oito pinturas e um desenho. Hoje, com um dos mais ricos acervos do mundo, conta com mais de 150.000 peças entre pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, imagens e peças de design, além de 300 mil livros e ficheiros de mais de 70.000 artistas. Tudo isto fica distribuído em 58 mil metros quadrados, o que faz jus ao título de um dos mais importantes museus do mundo.

       Ao longo dos 82 anos de vida, o museu mudou-se três vezes para prédios maiores para que pudesse abrigar seu imponente acervo; também passou por várias reformas e, em 1984, por uma que facilitasse o acesso de seus visitantes. Também recentemente, anexou ao seu prédio o MOMAPS1 que oferece uma extensa agenda de programas educacionais voltados às variadas artes contemporâneas.

 

 

DIVERSIDADE

 

    

         Os diversos estilos artísticos como o expressionismo abstrato, cubismo e até a arte metafísica possuem representantes nesse espaço de 58 mil m². Em permanente mutação e ampliação, a última reforma foi conduzida pelo arquiteto japonês Yoshio Taniguchi, que deixou o MoMA ainda mais leve e 'aéreo', com espaços amplos, onde muitas vezes o vazio impera. Mas, não se engane, o museu guarda preciosidades de artistas como Jackson Pollock, Cézanne, Matisse, Van Gogh, Gauguin, Klimt, Rodin e Modigliani.   

 

Faça uma visita virtual: 

 

Para saber mais: