Acervo

     Poucos museus podem se orgulhar de possuir uma coleção de pintura e de obras artísticas tão vasta e variada como a do Louvre, que compreende obras de todas as escolas européias desde finais do século XIII até meados do século XIX, nos mais diversos gêneros e formas: desde quadros de pequenas dimensões às telas monumentais, dos afrescos às séries decorativas, das esculturas às referências arquitetônicas babilônicas e egípcias. Esta grande variedade de seu acervo, que hoja passa de mais de 400 mil obras, estão espalhadas em dezenas de salas e amplos salões. Aqui apresentaremos algumas das obras mais representativas deste espetacular museu.
 

Algumas de suas obras principais:

 
 
 A famosa pintura de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, pintura a óleo sobre madeira de álamo, é conhecida como uma das obras primas do artista Leonardo da Vinci, sendo esta a personalidade mais importante do Renascimento. Esta é uma das obras mais famosas do Museu do Louvre.
 
- A estátua Vênus de Milo pertencente à Grécia antiga, famosa por ter sido copiada diversas vezes em gravuras e outras formas de grande publicação no século XIX. Esteticamente esta estátua possui um enorme valor, sendo admirada pelos artistas, intelectuais e leigos.

- A escultura Vitória de Samotrácia, uma representação da deusa grega Nice, do período helenístico, famosa por ser considerada uma representação da liberdade cultural através das artes e literatura e também por ser uma peça pertencente das ruínas do Santuário dos grandes deuses de Samotrácia.



- A pintura A liberdade Guiando o povo, obra de Eugène Delacroix em comemoração a Revolução de Julho de 1830 com a queda de Carlos X. Mostra uma mulher representando a liberdade guiando sobre os corpos derrotados, enquanto a mesma segura à bandeira da Revolução Francesa. Sendo esta a pintura mais conhecida de Delacroix.
 
 
- Estátua de Ramsés II, é uma das peças egípcias mais famosas presentes do museu, é um busto do Faraó Ramsés II, sendo este o terceiro faraó da XIX dinastia egípcia. Mas esta não é a única peça pertencente ao Egito antigo no museu, pois uma de suas seções apresenta somente peças da antiguidade egípcia. 
 
- Réplica dos aposentos do imperador francês Napoleão Bonaparte, rico em detalhes tais como mobília, peças de decoração e representações totalmente leais aos aposentos originais, sendo este um dos destaques do museu.
 


- A obra "A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana", foi realizada por Leonardo da Vinci nos últimos vinte anos de sua vida.Presente no estúdio de Leonardo em 1517, foi comprado posteriormente pelo cardeal Richelieu, que o ofereceu à Luís XIII.
 
 
-O "Escriba Sentado" é uma das maores obras-primas da estatuária egípcia de todos os tempos, achada no decurso de uma desordenada campanha de escavações em Sakkara no século XIX. Mesmo não tendo nenhuma inscrição que esclareça sua identidade, a excepcional qualidade da obra, que conservou as cores originais, leva a pensar que o representado seria um escriba, figuras importantes do período egípcio que detinham grande conhecimento e em grau de importância ficavam apenas abaixo dos faraós.