ACERVO

 
     Formado graças à união da ousadia de Assis Chateaubriand com o conhecimento histórico de Pietro Maria Bardi, o acervo do Masp é, reconhecidamente, o mais valioso e importante da América Latina, reconhecido pela sua qualidade e diversidade tanto na arte internacional como nacional. A coleção reúne 7 600 obras de alguns dos mais importantes nomes da história da arte, caso de Rafael, Goya, El Greco e Van Gogh. A coleção francesa se impõe como o segmento mais consistente do museu, cobrindo duzentos anos de liderança artística, entre meados dos séculos XVIII e XX, além de obras que antecedem este período. A coleção italiana é o segundo segmento de maior importância, abrangendo desde as manifestações artísticas da Idade Média até o modernismo, com destaque para as obras renascentistas dos anos Trezentos e Quatrocentos, assim como importantes obras da pintura veneziana. A Península Ibérica está representada por artistas espanhóis como El Greco, Velázquez e Goya e por vários artistas portugueses. A arte brasileira abrange todas as tendências estilísticas, com obras de artistas acadêmicos, realistas, românticos, modernos e contemporâneos. Há ainda destaques nas artes das Américas, Arte Africana, Arte Asiática e por artistas da Europa Central e Setentrional.
 

Algumas de suas principais obras:

 
 

      Rosa e Azul é uma célebre pintura a óleo sobre tela do artista impressionista francês Pierre-Auguste Renoir. Produzida em Paris no ano de 1881, a obra retrata as irmãs Alice e Elisabeth, filhas do banqueiro judeu Louis Raphael Cahen d’Anvers.

  • Dimensão: 1,19 m x 74 cm
  • Período: Impressionismo
  • Material: Óleo sobre Tela
 
 
      La Petite Danseuse de Quatorze Ans, c. 1881, é uma escultura de Edgar Degas, de uma estudante de dança jovem chamada Marie van Goethem. A escultura foi feita originalmente em cera, antes de ser lançado em 1922 em bronze.
 
 
  
 

     O Escolar, também denominada O Filho do Carteiro ou ainda Gamin au Képi, é uma pintura a óleo sobre tela de Vincent van Gogh, usualmente datada de 1888. O modelo do retrato é muito provavelmente Camille Roulin, filho do carteiro Joseph Roulin, fiel amigo do pintor durante sua atormentada passagem por Arles, quando sucumbiu à sua primeira crise mental.

     Van Gogh pintou ao todo 22 retratos de membros da família Roulin, uma típica representanta das famílias da classe operária francesa da segunda metade do século XIX.

  • Técnica: Óleo sobre Tela
  • Dimensão: 63 cm x 54 cm
 
 
     Claude Monet foi um importante pintor do período Impressionista. A pintura "A Canoa Sobre o Epte", datada de cerca de 1890, retrata as irmãs Suzanne e Blanche Hoschedè, filhas do primeiro casamento de Alice, a segunda esposa de Monet. 
  • Técnica: Óleo sobre Tela
  • Dimensão: 133 x 145 cm
 
 
     Em “Moema”, Vítor Meireles pinta a história da índia Moema e do colonizador português Diogo Ávares, chamado de Caramuru pelos índios. Quando decide retornar para a Europa, Diogo escolhe levar consigo a índia Paraguaçu. Moema atira-se ao mar na tentativa de alcançar o navio de Diogo, mas acaba morrendo afogada. A maestria técnica de Víctor Meirelles cria uma atmosfera que evoca a poesia desse mito - uma imagem idealizada, afeita às aspirações artísticas de sua época.
  • Técnica: Óleo Sobre Tela
  • Dimensão: 129 x 190 cm
 
 
 
     Retrato de Jovem com Corrente de Ouro é uma pintura a óleo sobre madeira atribuída ao pintor barroco holandês Rembrandt. Assinada e usualmente datada de 1635, é tradicionalmente apontada pela historiografia como um auto-retrato (sob o título Auto-retrato com Barba Nascente ou Auto-retrato com Corrente de Ouro), embora a crítica contemporânea tenda a contestar essa hipótese.
  • Técnica: Óleo s/ madeira
  • Dimensões: 57 x 44 cm
 
     A obra "Os Retirantes", é um dos trabalhos mais emblemáticos do pintor brasileiro Cândido Portinari, que retratou em uma série de seus trabalhos, o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas sociais do nosso país.  No quadro, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimento de fome e miséria.
  • Técnica: Óleo sobre Tela
  • Dimensões: 150 x 140 cm
 
 
     A pintura "Moça Com Livro" (s/ data - séc XIX), do brasileiro Almeida Júnior, evoca o devaneio provocado pela leitura, a qual abre a possibilidade de nos transportarmos para um mundo que não se oferece à vista mais que enriquece a alma. O pintor é um grande retratista que tem a qualidade de nos transportar para o mundo de sua personagem, ao mesmo tempo que nos coloca em contato com nossa subjetividade.
  • Técnica: Óleo s/tela
  • Dimensões: 50 x 61 cm