A palavra cultura se origina do latim COLERE, que significa CULTIVAR.

     Chamamos de cultura ao conjunto de conhecimento de um povo,bem como os fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua,  costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), estando em permanente mudança.

     Os processos culturais de um povo incluem: suas artes, suas crenças, seu conjunto de leis, a moral, os costumes, os hábitos e aptidões adquiridos individualmente, em família ou em sociedade.

     A cultura é dinâmica e como mecanismo adaptativo e cumulativo está em constantes mudanças.Traços se perdem, outros se adicionam, outros se transformam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.

 

CULTURA POPULAR

 

          

 

    Cultura popular é aquela  criada pelo povo, surgindo através de tradições e costumes do povo e transmitida de geração em geração, muitas vezes de forma oral. 

     São destaques da cultura popular: as danças típicas, as festas religiosas, as lendas folclóricas, as festas populares como o carnaval, as lendas urbanas, as lendas e contos folclóricos, as superstições, os ditos populares, o artesanato, as cantigas de roda, os provérbios, a literatura de cordel.

 

 
CULTURA ERUDITA
 
    
 
     É aquela produzida por meio de estudos, pesquisas, teorias, experimentações. É a principal responsável pela evolução intelectual da sociedade, pois está diretamente ligada a produção de conhecimento. 
     A cultura erudita se caracteriza pela oposição a cultura popular, por isso alguns a tacham como cultura da elite ou subordinada ao capital, mas essa definição é incorreta, pois mesmo exigindo um alto grau de estudo, formação e instrução, hoje podemos notar que já não é mais um privilégio de alguns obterem o conhecimento, pois antes os custos para isso eram muito altos, mas hoje há incentivos do governo para tal, portanto mesmo sendo uma cultura complexa e culta, não é correto tachá-la como privilégio da elite.
 
 
CULTURA DE MASSA
 
 

 

 
   
 
  É aquela na qual todos tem acesso de maneira constante e diária, independente de sua classe sócio econômica e de suas crenças, idiomas, regiões, formação cultural, leis, princípios morais, entre outros. É uma cultura extremamente ligada à midia e aos sistemas de comunicação e informação, a indústria tecnológica.
 
 
 
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
 
1. Recorte figuras de jornais e revistas, ou imprima da internet, imagens que ilustrem os três diferentes tipos de cultura (popular, erudita e de massa) e cole-as no caderno de desenho identificando-as conforme o tipo. (03 imagens para cada tipo).
 
2. Pesquise dicionários ou na internet o significado de cultura de massa e copie em seu caderno.

 

A LITERATURA DE CORDEL, A XILOGRAVURA, O REPENTE E A  ARTE NAIF

       

     Dentro da cultura popular brasileira uma das mais tradicionais é a literatura de cordel, muito popular nas regiões norte e nordeste do Brasil. 

     Com uma linguagem simples, sua narrativa se dá em forma de versos que acompanhada por viola deu origem ao popular repente. 

     Os livretos de cordel trazem em suas ilustrações trabalhos de xilogravura, feitos muitas vezes pelos próprios escritores cordelistas.

 

 

 

Textos para estudo

A LITERATURA DE CORDEL.docx (584572)

O REPENTE E A XILOGRAVURA.docx (167533)

 

TRABALHO DE PESQUISA BIMESTRAL

Pesquise sobre a vida e a obra dos artistas populares abaixo:

  • . J. Borges
  • . Gilvan Samico
  • . Antonio Poteiro
  • . Nerival Rodrigues

Observações:

  • . O trabalho deverá ser feito e entregue no caderno de pesquisa (caderno brochura).
  • . Deverá conter uma capa de apresentação (bem feita e estruturada, que valerá ponto como atividade prática), com nome do aluno, série e turma, e o título "ARTISTAS BRASILEIROS".
  • . Deverá conter uma introdução. 
  • . Não há a necessidade de um texto de pesquisa muito extenso. o importante é realizar uma abordagem rápida sobre as origens e naturalidade do artista, comentar sobre sua formação artística e das características de seu trabalho.
  • . A pesquisa deverá conter 01 figura (para cada artista) que ilustre sua obra.
  • Não é necessário fazer conclusão e bibliografia. 

. Data de entrega: Turmas B,C e D (até o dia 20/03) e Turmas E, F (até o dia 21/03)